Vote Nesse Site

Como funciona a Internet? Tire todas as suas dúvidas!

O funcionamento da Internet foi tema de uma das primeiras palestras do segundo dia da Campus Party Brasil 2014, que acontece esta semana em São Paulo. O especialista em redes de alta velocidade do NIC.br, Ricardo Patara, fez um panorama do funcionamento da rede em uma conferência ideal para quem ainda não tem tanta intimidade com os detalhes técnicos que permitem a conexão de computadores.
Seguir Lendo..

Patara destacou o caráter descentralizado da Internet. “É uma rede de redes, que de alguma forma estão interconectadas. Não existe uma central que comanda a Internet. Cada rede tem autonomia e administra seus próprios equipamentos com independência”, detalhou.
O especialista ressaltou que o caráter descentralizado permitiu o crescimento da web e a levou a desenvolver uma de suas principais características, a de resiliência: sua capacidade de ser submetida a falhas ou ataques sem que haja interrupção nos serviços da rede.
O surgimento da Internet em ambiente acadêmico nos Estados Unidos também foi lembrado. Segundo Patara, o uso de redes de computadores em diferentes universidades americanas permitiu a troca de informações entre pesquisadores e o avanço no uso de diferentes infraestruturas para fazer a web funcionar. Daí surgiram dispositivos que hoje são bastante conhecidos como os protocolos TCP/IP, um dos mais utilizados na rede, responsáveis pelo controle da transmissão das informações entre um computador e outro.
Ele explicou ainda as funções do endereçamento IP, um protocolo que possibilita que um computador localize o destino final da informação a ser enviada a outra máquina. Outro ponto abordado foi a função do DNS, considerado um elemento de grande importância para infraestrutura da Internet. “É uma aplicação com função específica, um tradutor que faz a conversão de um nome de um site para um endereço numérico, assim o computador consegue acessar um determinado site”, explicou.
A plateia tirou dúvidas sobre conceitos de pontos de interconexão, que permitem a redes e provedores de acesso terem conexão direta, encurtando as distâncias entre os usuários. “Os pontos de interconexão diminuem o tempo de comunicação entre um computador e outro”, destacou, acrescentando a existência do projeto PTT Metro. Trata-se de uma iniciativa do NIC.br para a criação de projetos de interconexão em 24 localidades brasileiras visando a melhora da resiliência da Internet no Brasil.
O especialista esclareceu também questões relativas aos protocolos IPv4 e IPv6. De acordo com ele, redes que utilizam o protocolo IPv4 não conseguem se conectar a
outras que usem o IPV6. “Uma máquina com IPv4 não ‘conversa’ com uma IPv6, mas existem mecanismos que traduzem as informações”, explicou. Segundo Ricardo Patara, o uso de protocolos que traduzem a comunicação entre diferentes máquinas é uma alternativa em um cenário em que ainda existem muitos dispositivos rodando IPv4 e poucos com IPv6.

FONTE: TechTudo

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Cyber Gringo - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo